Quer saber quais utensílios para fazer um churrasco de respeito você deve manter por perto? Um mestre churrasqueiro já deixa o seu kit do churrasco sempre à mão!

Existem alguns acessórios que podem ser transportados para qualquer lugar, tal como a faca do churrasqueiro, que pode ser levada no bolso da calça. Manter um “kit churrasco” sempre à mão é o ideal para quem precisa sempre estar pronto para fazer um evento ao ar livre ou mesmo na casa de outra pessoa.

Para saber os itens indispensáveis do mestre churrasqueiro, continue até o final deste artigo.

Acendedor de carvão

Se você é iniciante na arte do churrasco, manter um acendedor de carvão pode te ajudar a poupar tempo e paciência na hora de fazer o fogo necessário para assar a carne. Lembre-se de ter também por perto uma extensão, principalmente se você costuma fazer seu churrasco ao ar livre.

Tábua, garfo e espetos

Na hora de espetar a carne, esse trio faz toda a diferença! Uma boa tábua de corte é essencial. As tábuas de madeira costumam ser as favoritas para cortar a carne.

Se essa for a sua opção, a dica é deixar a tábua para este fim exclusivo. Se precisar picar temperos, legumes e verduras, use outra tábua.

Facas

Uma para cortar, outra para desossar, outra para servir… Eu já falei aqui no blog a respeito dos tipos de facas. A principal dica é observar a maneira como se portam na mão, por questão de bom uso e segurança, independente da finalidade da faca.

Também vale a pena investir em facas bem resistentes. O valor pode até parecer caro, mas essa faca vai te acompanhar por mais tempo.

Pedra e chaira

Estes nem sempre precisam acompanhar o churrasqueiro fora de casa. No entanto, é importantíssimo manter as suas facas sempre bem afiadas para o uso.

Assim, a pedra e a chaira são os itens fundamentais para manter os utensílios em dia. Cada uma conta com funções específicas para afiar a faca, que você pode saber mais aqui neste artigo.

Churrasqueira: o lugar onde tudo acontece

Para finalizar, a parte mais importante que não é exatamente um acessório, mas que devemos levar em consideração. Saber onde a carne será preparada é muito importante ainda antes de começar o churrasco.

Se você costuma fazer confraternizações ao ar livre, pode ser interessante manter uma churrasqueira portátil. Quando costuma fazer em casa mesmo, depende do seu estilo e do seu espaço essa escolha. Você pode conferir mais informações neste artigo.

Eu espero que este artigo sirva para você entender quais são os utensílios para o churrasqueiro fazer um churrasco de respeito.

Para saber mais, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube. Conheça também meu curso Churrasco na Prática, onde ensino todos os segredos que um mestre churrasqueiro precisa saber.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu