Morar em apartamento não é — nem nunca foi — desculpa para deixar de fazer um churrasco de verdade no apartamento. O espaço restrito, a falta de sacada ou de uma área própria não impedem que você possa apreciar uma das melhores formas de apreciar uma boa carne.

Afinal de contas, churrasco sempre foi sinônimo de confraternização com familiares e amigos e, não é porque você está morando em um apartamento, que este tipo de evento social precisa ser riscado da sua lista. Claro que algumas adaptações precisam ser feitas, levando em consideração principalmente o pouco espaço que há em seu apartamento.

Porém, se você quer fazer um churrasco de verdade e reunir os amigos, mas não sabe como conseguir isso, confira esse artigo que preparamos para você surpreender seus convidados. Confira!

A churrasqueira!

Claro que todo churrasco precisa de uma churrasqueira, caso contrário a forma como a carne será preparada não poderia levar esse nome. Há no mercado vários modelos feitos especialmente para quem tem pouco espaço, ou mesmo que mora em apartamento.

Com pouco menos de dois metros de largura você já pode instalar churrasqueiras de 50 centímetros em alvenaria, ou então as embutidas à gás, ou mesmo as modernas elétricas. Há ainda churrasqueiras portáteis que podem usar carvão, serem elétricas ou a bafo, e que podem ser usadas sobre uma bancada ou mesmo sobre a mesa.

O que você vai precisar

Além da churrasqueira e um bom corte de carne, você vai precisar ainda para seu churrasco alguns utensílios básicos, como uma boa faca, uma chaira para manter o fio da faca sempre no melhor estado, um pegador para virar a carne, e uma tábua de corte.

Caso a confraternização seja com hambúrgueres, uma espátula é essencial para virar as carnes, e que pode ser usada se a noite for de peixes. Se você quer atingir o ponto perfeito, um termômetro é uma boa opção.

Além disso, as grelhas estilo argentina em formato V são uma excelente escolha para seu churrasco de apartamento, já que elas coletam a gordura que sai da carne, evitando que caia no carvão e produza fumaça.

Lembre-se ainda que você precisará de um espaço ou bancada para colocar seu churrasco assim que estiver pronto, onde poderá cortar e servir aos seus convidados.

Qual carne escolher?

Para um churrasco de apartamento, o indicado são cortes mais rápidos de serem preparados, como steaks — ou bifes com uma espessura de cerca de 3 centímetros. Se a ideia é evitar ao máximo a fumaça, pode-se utilizar carnes com menos gordura, como o baby beef, uma fraldinha ou mesmo um filé mignon. Carnes como a picanha são excelentes, mas acabam pingando muita gordura que poderá causar bastante fumaça.

O ponto ideal depende do paladar dos seus convidados. O ideal é verificar como cada um prefere seu pedaço e fazê-lo da melhor forma. Para saber o ponto, você deve apertar a carne: quanto mais rígida, mais passada ela estará. 

Não esqueça o principal!

Lembre-se que além da churrasqueira, dos utensílios, de um bom corte de carne, o mais importante para um churrasco de verdade no apartamento está na companhia! Tenha sempre amigos para estes momentos de diversão e descontração, para que o momento torne-se ainda mais agradável.

Já falei aqui no blog sobre como receber seus amigos para o churrasco.

Divida as responsabilidades com eles, para que alguns fiquem responsáveis pelas bebidas e outros pelos acompanhamentos. E como dica final, lembre-se de nunca virar a carne com um garfo: assim você mantém os sulcos intactos e garantirá o máximo de suculência e maciez ao seu churrasco!

E aí? Gostou de nossas dicas? Então agora é sua vez de fazer seu churrasco perfeito no apartamento.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu