Você já ouviu falar no prime rib? Aqui, o nome já diz tudo: costela de primeira em sua tradução literal.

Essa é a parte extraída entre a sexta e a décima costela do boi, portanto, a parte mais macia da costela. Essa parte vem acompanhada do ombro do animal, o que torna o visual ainda mais irresistível quando a carne é servida.

Também é chamada de ancho com osso ou filé de costela. Para verificar quão bom é o corte, preste atenção no grau de marmoreio (aquela gordura entre a própria carne).

Leia também: Dicas simples para acertar no churrasco de cordeiro

Como preparar o prime rib?

O preparo tradicional assado, em churrasqueira ou grelha, favorece as melhores características do prime rib, no primeiro andar. Comece assando a parte do osso, e só vire quando sentir que a carne conta com aderência.

Ou seja, se você puxa a carne e ela parece “colada” na churrasqueira, não está no ponto para virar. Mas, se solta com facilidade, é porque está no ponto. Não esqueça de dourar a gordura, passando as laterais no fogo.

Deixar a carne um pouco em pé na churrasqueira é fundamental para garantir que todos os lados fiquem assados no mesmo grau, sem uma parte ser “crua” e outra “passada demais”.

Se precisar acertar o ponto, mude para o segundo andar da churrasqueira. O calor que chega aquece e cozinha a carne por dentro.

Descansar o prime rib

Quando cortamos o prime rib logo após retirar do fogo, muitas vezes, tiramos a suculência da carne. Você precisa entender que o seu pedaço de carne já não tem mais sangue. O que existe é água pura.

Por melhor que seja cortar a carne e ter aquele “suco” para molhar o pão, eu tenho certeza que você prefere essa água dentro da carne. É o que garante a suculência do seu churrasco prime rib.

Portanto, espere alguns minutos para que o líquido fique espalhado pela carne, para garantir que todos os pedaços fiquem bem suculentos. Não mais que 3 a 5 minutos, pois churrasco bom é churrasco bem quentinho.

Eu espero que você faça sucesso com o churrasco prime rib nas suas reuniões. Para saber como preparar este e outros tipos de carne, convido você a conhecer meu curso Churrasco na Prática.

Para ver o preparo do prime rib, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu