Os tipos de facas ideais para churrasco são facilmente encontrados. Mas, você sabe quais são eles?

Um mestre churrasqueiro sempre conta com um bom jogo de facas para fazer aquele churrasco de respeito. Engana-se quem pensa que com uma única faca é possível dominar todas as técnicas exigidas para fazer churrasco.

Mas, você pode ficar tranquilo. As dicas desse artigo são bastante simples. Acredite, entender para que serve cada tipo de faca vai ajudar você a fazer do seu churrasco uma ocasião ainda mais fácil e especial.

Faca prato

Também conhecida como “a faca do chef”. Se você ainda não adquiriu nenhum utensílio, saiba que esta faca é a primeira que deve constar entre os seus apetrechos de churrasqueiro. Ela é utilizada na maior parte do tempo.

Pode ser levada com você para todos os lugares. A lâmina comprida e de ponta curva é ideal para perfurar carnes, tirar postas, entre outras utilidades.

Na hora da compra, perceba como ela encaixa em sua mão. Você precisa segurá-la com firmeza. Nesse momento, deixe a estética de lado e preze pelo seu conforto e segurança.

Não é uma faca para servir as pessoas, mas para cortar o churrasco. De uso individual.

Faca para desossa

A lâmina mais fina e a ponta mais arredondada favorece a retirada dos ossos da carne de forma profunda, sem prejudicar a peça. É importante que essa faca esteja sempre bem afiada, a fim de evitar acidentes. Para saber como afiar a faca, confira este artigo.

Cutelo

Faca para quando é preciso quebrar os ossos, como em cortes de frango, costeletas bovinas ou suínas. Usar outra faca para esse serviço vai acabar com o fio. Por isso, existe o cutelo. Devido ao seu formato, tamanho e peso, sua lâmina desgasta mais.

Eu espero que este artigo ajude você a conhecer os tipos de facas ideais para churrasco.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu