Que tal conhecer alguns mitos e verdades sobre a picanha?

Essa carne é a queridinha do prato brasileiro. Em suas diferentes versões e preparos, a suculência e maciez da picanha agrada a diferentes públicos na mesma medida.

Comprar, preparar e assar uma picanha de qualidade envolve conhecer alguns segredos e desmistificar muito do que ouvimos.

Continue até o final do artigo para conhecer os principais mitos e verdades sobre a picanha.

A picanha fica próxima a região da alcatra

Mito. A picanha fica na região traseira do boi, próxima do coxão duro. Ela é definida a partir da terceira veia do animal.

Já ensinamos aqui no blog como diferenciar o coxão duro da picanha, afinal, o assunto pode causar confusão. Em geral, eu indico para todos que mantenham um bom relacionamento com o açougueiro a fim de conquistar a confiança que você vai levar o melhor da picanha para a sua mesa.

A picanha é a carne mais gordurosa que existe

Mito. A gordura da picanha é externa. Portanto, pode ser eliminada após o preparo.

Não recomendo que você retire a gordura antes de assar, pois é a região que garante a umidade e palatabilidade da carne.

Mas, essa gordura nem se compara a outros cortes como o cupim, onde a gordura é marmorizada e não pode ser retirada. Assim, a picanha não é a carne mais gordurosa do boi.

O abacaxi ajuda a amaciar a carne

Depende. Para amaciar a carne, não basta colocar o abacaxi em cima da picanha na hora de assar. Dessa forma, a fruta apenas serve para corroer o tecido da sua carne. Mesmo no caso das carnes de segunda qualidade.

Para amaciar a carne com abacaxi, é preciso colocar de molho no suco ou na polpa da fruta por no máximo meia hora de antecedência ao churrasco. Você vai notar como a carne fica surpreendentemente macia.

No entanto, o tempo antes do churrasco deve ser respeitado! Colocar para assar mais que 30 minutos após a imersão no abacaxi faz que a carne comece um processo de deterioração.

Aproveito para desmistificar também o efeito do abacaxi na digestão da carne. Você pode consumir o abacaxi assado durante o churrasco sem problemas, afinal, é uma delícia. No entanto, dizer que ajuda na digestão ou conta com algum impacto nutricional no organismo não passa de um mito.

Eu espero que este artigo seja útil para você conhecer alguns mitos e verdades sobre a picanha. Para se tornar um mestre churrasqueiro e dominar todas as manhas de um bom churrasco, conheça meu curso Churrasco na Prática.

Trata-se de um treinamento 100% online onde até o mais inexperiente cozinheiro pode se tornar um grande churrasqueiro. Acesse agora: Churrasco na Prática.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu