Você sabe quais os principais erros do churrasqueiro iniciante?

Eu já passei por muitas dessas falhas e acredito que posso compartilhar com você minha experiência. Antes de se tornar um mestre churrasqueiro, alguns deslizes são inevitáveis, assim como em outras áreas.

Para que você evite boa parte dos erros do churrasqueiro iniciante, escrevi este artigo com algumas dicas. Preste bastante atenção para evitar esses erros bastante comuns.

Tirar a gordura da carne antes de assar

Erro gravíssimo! Se você prefere carnes mais magras, deve pesquisar por cortes com menor quantidade de gordura. Mas, jamais retirar a gordura antes de colocar no fogo.

A gordura ajuda a manter todas as características de sabor da carne. Por isso, a melhor opção é escolher cortes magros ou retirar a gordura após assar a carne.

Pesar a mão nos temperos

O churrasqueiro iniciante deve priorizar os cortes que levam temperos mais simples, como o famoso sal grosso. Sem dúvidas, o sal é importante, mas não deve ser usado em excesso. Espalhe por toda a carne com cautela. Quando às marinadas e outros estilos de temperos, deixe para aprender com o tempo. Alguns deles, inclusive, são usados após a carne ficar pronta.

Cortar a carne de modo errado

Cada tipo de carne pede um estilo diferente de corte. É preciso sempre respeitar o sentido das fibras a fim de preservar a suculência. Cortar a carne do modo errado pode colocar a perder todo seu empenho na hora do preparo!

Saiba mais acessando meu artigo: Existe um modo certo de cortar a carne?

Mexer nas carnes o tempo inteiro

A ansiedade do churrasqueiro principiante também pode estragar o churrasco. É preciso respeitar o tempo adequado para cada tipo de carne sem virar várias vezes na churrasqueira.

Com essa atitude, tudo que você consegue é deixar a carne crua por dentro. Para saber a hora de virar a carne, tenho uma dica: observe quando o sangue aparece na parte virada para cima. Esse é um sinal infalível que um lado da carne está pronto.

Use um pegador para manusear a peça, evitando furos que levam à perda da consistência original.

Espero que este artigo ajude você a evitar os principais erros do churrasqueiro iniciante.

Em meu curso online Churrasco na Prática, ensino os truques mais importantes para você formar-se um verdadeiro mestre churrasqueiro.

Acesse agora: Curso Churrasco na Prática

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu