Fazer costela de fogo de chão deve ser uma das habilidades do mestre churrasqueiro. Ah, um almoço campeiro no domingo com aquela carne assada no fogo de chão! Momento único para ficar na lembrança da família e dos amigos.

Por isso, hoje trouxe a receita da costela de fogo de chão. Continue até o final para saber todos os segredos desse preparo e surpreender seus convidados.

O fogo de chão

Prepare bem a sua churrasqueira onde você vai começar a sua costela de fogo de chão. Sim, eu recomendo sempre fazer em churrasqueira por questões de segurança alimentar e também do churrasqueiro.

Comece a aquecer a área com o carvão antes de adicionar a lenha. Concentre esse carvão num canto da churrasqueira para aproveitar a energia do calor. Use álcool gel e um pedaço da gordura do animal para acender a brasa.

Se possível, use o carvão de parrilla, especial para fogo de chão. Esse tipo de carvão não joga fuligem na sua carne.

Leia também: Existe um modo certo de cortar a carne?

Preparando o costelão

Eu recomendo que você escolha a costela janela, que tem o formato mais interessante para o preparo no fogo de chão. Prepare com o sal grosso. Pode passar sem medo!

Posicione na grelha e leve ao fogo de chão para assar durante 4 horas. Sim, o preparo é demorado. Por isso, se a intenção é servir no almoço, comece cedo e garanta os aperitivos para abrir o apetite da galera.

Diferente de outros modos de assar o costelão, aqui você não usa o papel celofane. Deixe a carne em contato direto com o fogo.

Após o tempo certo, você vai obter uma carne suculenta e macia do jeito que a galera curte.

Gostou de saber como fazer costela de fogo de chão? Em meu curso Embaixador do Churrasco, você encontra muito mais truques e dicas para fazer sucesso no seu churrasco.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu