Saber o que é picanha e o que é coxão duro é essencial para não ser enganado durante as compras!

Tanto a picanha quanto o coxão duro são cortes localizados no traseiro do boi. Inclusive, são partes vizinhas. Por isso, é comum ver alguns pedaços de coxão duro sendo vendidos como picanha.

Inclusive, até viralizou um vídeo sobre o coxão duro sendo cortado em diversas partes e vendido como picanha, maminha, entre outros cortes. Assista abaixo:

Para saber o que é picanha e o que é coxão duro, continue até o final.

Qual parte é do que?

Enquanto o coxão duro é o músculo da perna do animal, a picanha fica na parte de cima. O coxão duro tem esse nome exatamente pela força que faz e, consequentemente, torna-se uma parte enrijecida.

A região da picanha não é muscular, não faz força nenhuma e, consequentemente, é mais macia! A carne do coxão começa a ficar mais firme quando o animal força para se movimentar.

O tamanho da picanha

Quanto maior o animal, maior a peça da picanha. Nenhum segredo, certo?

A picanha começa quando você identifica as três últimas veias da região. Em diferentes tamanhos de picanha, a proporção deve ser a mesma.

Conte como picanha da terceira até a última veia. Na dúvida, basta apertar para ver se sai sangue. Já mostrei as partes que compõem o traseiro do boi neste artigo.

Diferença na consistência

Quando você aperta a picanha, sente a maciez pelos dedos. Chega a ficar a marca na carne dos dedos afundando!

Enquanto isso, no coxão duro, por ser mais rígido, dificilmente os dedos vão afundar.

Com a regra das três veias, seu trabalho é muito facilitado. Quanto mais chega no final da carne, mais macia ela fica.

Inclusive, é por isso que a ponta da picanha é a parte mais desejada do churrasco – mas costuma ficar mesmo com o churrasqueiro!

Com essas dicas, você consegue diferenciar com tranquilidade os tipos de cortes de carne.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu