Saber os melhores tipos de linguiça para churrasco é fundamental para qualquer mestre churrasqueiro.

Afinal, para um churrasco de sucesso, a linguicinha costuma ser a entrada triunfal.

As linguiças variam em dois aspectos: no processo de preparo e na carne utilizada.

São esses os fatores que resultam no resultado final, ou seja, no sabor do churrasco.

Continue até o final para conhecer alguns dos principais tipos de linguiça para churrasco.

Linguiça toscana

A linguiça que mais costuma ser servida nos churrascos é a linguiça toscana.

Sua composição leva 100% carne de porco, toucinho, especiarias e condimentos.

Na hora de comprar, é fundamental ficar de olho na cor, que deve estar em um tom entre rosado e avermelhado.

Linguiça mista

Pelo nome, já é possível deduzir que leva partes de carne de gado e de porco. Seu sabor é bastante suave e a aparência bem misturada com pontos claros e escuros.

No açougue, você encontra em formatos mais finos e mais grossos, sempre a depender da sua produção.

Linguiça calabresa

Essa é uma das linguiças de sabor mais marcante. A linguiça calabresa é feita de carne de porco curada, cheiro verde e pimenta calabresa.

No açougue, pode ser encontrada tanto crua quanto defumada. Não é preciso usar outros temperos, vide que o seu sabor provavelmente tem um fundo picante.

Seu preparo é dos mais simples: pode ser grelhada a 15 centímetros da brasa. Não precisa furar. Combina com pão, farofa, arroz e outras guarnições.

Leia também: Erros que estragam o churrasco

Linguiça de frango

De cor clara e sabor diferenciado, a linguiça de frango costuma fazer sucesso nos churrascos. A coloração branca e o formato tradicional, bem grosso, fazem dessa carne um clássico das confraternizações.

Como a linguiça de frango conta com muito líquido, é interessante furá-la antes de assar. Diferente da linguiça calabresa, ela pode ser temperada com alho e sal antes de ir para a brasa. Para assar bem, pode ser virada aos poucos até dourar completamente.

Linguiça pura

Essa linguiça é preparada com um único tipo de carne. Pode ser de gado, gado, frango… Açougues mais artesanais também trabalham com opções como linguiça de carneiro e de peixe. Por isso, a textura e o sabor variam de acordo com o tipo de linguiça escolhido.

Eu espero que este artigo ajude você a conhecer mais sobre os principais tipos de linguiça para churrasco.

Se você quer dominar a arte do churrasco para agradar a sua turma ou até para tirar uma renda extra, vai gostar de conhecer o Curso Churrasco na Prática.

Um treinamento 100% on-line para você aprender todos os meus truques na hora de preparar aquela confraternização que vai fazer sucesso entre a galera.

Conheça agora: Curso Churrasco na Prática.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu