Você sabe quais são os erros que estragam o churrasco?

Um bom mestre churrasqueiro domina essa arte do início ao fim do preparo.

E sabe muito bem que de nada adianta a melhor carne, com a procedência garantida, quando o preparo não está à altura.

Mas, quando você é um iniciante nessa jornada, pode não saber quais erros podem colocar tudo a perder na hora de fazer churrasco. Se este é o seu caso, continue até o final do artigo e saiba quais são os erros que estragam o churrasco.

Carne sem maturação

Para garantir o churrasco perfeito, a carne precisa estar fresca, certo? Certo, mas nem tanto. O ideal é que a carne tenha pelo menos 10 dias de abate para ficar “no ponto”, ou seja, atingir o processo de maturação sem envelhecer.

Esse tempo é fundamental para a quebra das proteínas que garantem a maciez da carne. Por isso, confira sempre essa informação na embalagem, no momento da compra.

Não respeitar o tempo de descongelamento

Você pode congelar a carne para usar posteriormente, desde que tome alguns cuidados. O primeiro deles é comprar a carne já congelada para garantir as melhores condições de armazenamento.

Na hora de descongelar, não pode ter pressa. Deixar a carne em temperatura ambiente, ou mesmo em água morna para acelerar o processo, faz que fique cozida e perca a qualidade.

Para manter todos os líquidos e a qualidade da carne, o ideal é que seja descongelada de um dia para o outro dentro da geladeira.

Salgar durante o preparo

Esse é o maior erro dos iniciantes. Bate a insegurança e o churrasqueiro passa o sal na carne durante o preparo. Agir assim deixa a carne ressecada, sem suculência.

Por isso, é recomendável usar o sal apenas após retirar a carne da brasa, em alguns momentos antes de servir.

Furar a carne

É preciso saber passar o espeto de forma adequada em cada tipo de carne. Mesmo que seja na linguicinha. De volta, a questão do líquido. Errar o corte da carne faz que fique ressecada durante o preparo. Esse é o pavor de todo churrasqueiro, concorda?

Por isso, confira em nossos artigos do blog as melhores dicas para cortar a carne.

Servir antes da hora

A carne pode ser da melhor qualidade e preparada com todo o cuidado. Mas, se você retirar da brasa e mandar direto para o prato, também vai perder em sabor e suculência.

Após o preparo, é preciso que a carne descanse alguns minutos para preservar os líquidos. É assim que você garante o sucesso do seu churrasco!

Gostou das dicas? Em meu curso Churrasco na Prática, você encontra tudo que é preciso para surpreender seus convidados com o melhor do churrasco, sendo reconhecido como o mestre churrasqueiro da turma.

Conheça agora: Curso Churrasco na Prática.

Espero que, a partir de agora, você evite esses erros que estragam o churrasco.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu