Você sabe quais são os melhores cortes para fazer sucesso em qualquer churrasco?

Um mestre churrasqueiro que se preze domina direitinho o preparo de todos esses 5 cortes.

As carnes que vou comentar a seguir já caíram no gosto do público brasileiro há algum tempo. Assim, você pode escolher qualquer uma delas para ocupar o protagonismo da sua mesa para garantir a alegria da sua galera naquele encontro importante!

Continue até o final para saber os 5 melhores cortes para seu churrasco.

Picanha

A queridinha da mesa do brasileiro é uma aposta certa para qualquer churrasco!

Podemos identificar a picanha como a parte que antecede o coxão duro. Na hora de comprar a picanha, observe se está cortada exatamente na terceira veia e também se a parte conta com o mínimo de um dedo da gordura.

Já ensinei como você diferencia a picanha do coxão duro neste artigo. É um corte versátil, que agrada a diversos públicos e permite acompanhar diversas receitas.

Contrafilé

O contrafilé é o lombo do boi. Sua parte começa no pescoço do boi, no acém, e finaliza no alcatra, próximo à traseira do boi. É dessa região que são extraídos diversos cortes argentinos, como o bife ancho, bife de chorizo, entre outros.

Um dos segredos do contrafilé está no corte. Cada tira deve ter uma média de 2 a 3 dedos para que a carne não fique enrijecida. Você pode temperar com o sal grosso tradicional ou inovar com temperos diferenciados como o chimichurri, um dos favoritos entre os argentinos.

Maminha

Uma carne com uma capa de gordura menos espessa que a picanha, porém, saindo do alcatra completo. Pode ser assada inteira ou em fatias. Se optar pelos cortes, é interessante manter entre 2 a 3 dedos em cada pelo mesmo motivo do contrafilé: para não endurecer a carne.

Se você optar por assar a maminha inteira, recomendo usar braseiro médio. Já em tiras, é melhor fazer o churrasco no fogo alto.

Fraldinha

A fraldinha é uma carne incrível para quem deseja fazer sucesso no churrasco. Ela combina sua estrutura de fibras longas com o sabor da costela, já que é retirada dessa região.

Também conta com 30% de gordura, o que faz ser uma carne bastante utilizada para fazer hambúrguer.

O preparo da fraldinha como churrasco é recomendável ser realizado como peça inteira. Pode temperar com sal grosso antes de colocar no fogo! Comece assando primeiro a parte da gordura, virada para baixo, sempre em braseiro forte.

Costela

Esse é o churrasco da diretoria!

Você pode assar a costela em tiras usando espeto ou a peça inteira direto na brasa. Com certeza, é um dos cortes mais saborosos do boi. É preciso assar em fogo mais baixo, pois requer maior tempo de cozimento em sua rígida estrutura.

É preciso começar a assar após o tempero, começando com o osso para baixo, entre 2h30 a 3 horas. Por isso, precisa de bastante planejamento do churrasqueiro que deseja agradar seus convidados.

Eu espero que este artigo ajude você a entender os melhores cortes para seu churrasco.

Para saber mais dicas, convido você a conhecer meu curso: Churrasco na Prática.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu