Fazer um churrasco completo sem gastar muito é um desafio para você? Para mim,por muito tempo, também sempre foi!

É típico do iniciante ficar empolgado no açougue e no supermercado e comprar tudo que mais gosta. Sem comparar preços. sem otimizar a produção ou sequer pensar em substituições inteligentes.

Ah, eu também não conhecia alguns truques que hoje domino muito bem na hora de escolher as carnes e os acompanhamentos!

Se reunir a galera todo final de semana para o churrasco pesou no seu bolso, descubra como fazer um churrasco completo sem gastar muito com este artigo.

Calcule exatamente o número de pessoas

Para o churrasco sair na medida certa, você precisa saber exatamente quantas pessoas vão participar. Quanto mais pessoas, maior a variedade de carne que você pode oferecer.

Se o número for menor, faça menos tipos de carne.

Procure saber se são mulheres, homens ou crianças. Saiba para quem você faz o churrasco! Assim, não apenas as chances de agradar o seu público aumentam, mas também a economia é maior.

Invista nos acompanhamentos

A parte mais cara do seu churrasco sempre vai ser a carne. Assim, a dica é caprichar no pão de alho, na farofa, no risoto, na maionese… Os acompanhamentos são coadjuvantes que sempre fazem muito sucesso e barateiam o seu churrasco.

Carnes mais baratas como segunda opção ou entrada

Linguicinha e asinha são bem tradicionais para abrir o apetite antes da refeição começar!

Aproveite essas carnes para deixar o churrasco mais barato. Conforme o número de pessoas, vale também oferecer além da carne principal (geralmente gado bovino ou ovino) um churrasco de porco ou frango.

Conhecer os truques para comprar a carne bovina barata

Mas, nem só das carnes que já são baratas você pode fazer economia. O churrasco bovino, poucos sabem, mas também existem formas de conseguir deliciosos cortes por preços bem amigáveis.

Basta optar pelos cortes menos famosos e solicitados no açougue. Como? O truque é focar nas carnes de raças nobres. Existem partes que nem sempre são oferecidas no açougue e você precisa ficar esperto!

Bife de vazio, costela da ponta e paleta desossada são algumas das opções que você pode escolher. Para saber mais, leia este artigo sobre como fazer churrasco bovino barato.

Conheça seu fornecedor

E, de preferência, faça amizade com ele! Pesquise os melhores açougues da sua cidade e cole naquele que tiver bom atendimento, preço e qualidade.

Ah, essa dica parece óbvia…. Mas, construir um relacionamento de amizade com o açougueiro é fundamental. Imagine que ele não vai guardar os pedaços mais suculentos para aquele cliente fiel de toda semana.

E o que tem a ver com economia? Tudo! Você pode conseguir carnes de qualidade superior por preços mais acessíveis porque o açougueiro já sabe das suas preferências – e ainda, que você vai levar aquela carne.

Não esqueça de prestar atenção nos dias de promoção de cada tipo e corte. Se for supermercado, costuma ter um dia da carne. Aproveite essas ocasiões para economizar ainda mais no seu churrasco!

Fazer um churrasco completo sem gastar muito requer alguns truques, mas é possível. A economia é importante para utilizar seus recursos da melhor forma e também para garantir os encontros felizes com mais frequência.

E você já sabe: quanto mais churrasco você faz, melhor você fica! Então, é espeto na brasa!

Eu espero que você tenha entendido como fazer um churrasco completo sem gastar muito.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu