O churrasco de cordeiro é um dos mais cobiçados de qualquer encontro. Quando preparado da maneira correta, a carne suculenta e deliciosa faz sucesso.

Aquele que domina o preparo do cordeiro praticamente pode se garantir como o mestre churrasqueiro. E aí vem a pressão: como acertar na hora de assar o churrasco de cordeiro?

As expectativas quando falamos do cordeiro são bastante altas. Se você sonha em surpreender os seus convidados, continue a leitura deste artigo até o final.

Por que a carne de cordeiro é mais difícil?

O preparo tão peculiar não é tão relacionado à dificuldade, mas sim com o nosso costume em relação ao gado bovino. Assar churrasco de cordeiro é bem diferente de assar o churrasco de boi.

No Brasil, o churrasco de cordeiro é considerado uma iguaria. Não é tão popular, bem como a produção de ovinos é bem menor – a maior parte da carne consumida vem do Uruguai.

Portanto, tem mais a ver com questão cultural do que o próprio grau de dificuldade.

Leia também: Como fazer a Costela de Cordeiro do Embaixador do Churrasco

Como escolher a carne do cordeiro?

Muito se fala em carne de ovelha, de carneiro, de cordeiro… Você fica perdido? Saiba que a melhor carne, a que você deve pedir no açougue, é de cordeiro. O animal novo, com menos de 1 ano, é o que fornece a carne mais macia.

Ao comprar, verifique se o tom da carne é bem rosado. Se tiver aspecto acinzentado, pode ser que seja uma carne mais velha, o que não é bom para seu churrasco.

Os cortes mais famosos são o carré, o t-bone, o pernil (ou quarto de cordeiro), a paleta e a costela. Além de contarem com processos muito diferentes da carne bovina, também contam com particularidades entre si.

O tempero

Aqui, varia conforme o seu gosto e de seus convidados. Você pode usar apenas o sal grosso e aproveitar que a carne de cordeiro já conta com um sabor único cheio de personalidade. Assim, o resultado é mais suave.

Ou, se preferir realçar bastante o sabor marcante, pode preparar uma marinada. Além de deixar a carne macia e saborosa, a marinada pode ser usada enquanto você assa o cordeiro.

Assando o cordeiro

A carne de cordeiro deve ser assada em temperaturas mais amenas, sem labaredas de fogo, apenas na brasa. Seu tempo de cocção varia entre 2 e 3 horas. Preste muita atenção também se a carne fica seca nesse processo.

Caso necessário, tenha em mãos aquela marinada usada no tempero para regar aos poucos a carne enquanto assa.

Espero que essas dicas te ajudem na hora de fazer o seu churrasco de cordeiro. Para se aprofundar ainda mais no preparo desse tipo de carne e também de muitos outros, conheça meu curso Churrasco na Prática.

Confira a receita abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do Youtube.

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu