O churrasco é um dos símbolos da cultura gaúcha. Na data em que comemoramos a Revolução Farroupilha, esta foi a maneira que o Costão do Santinho encontrou para homenagear os gaúchos que aproveitavam o feriado de 20 de setembro.

Meu workshop sobre churrasco integrou a programação do Costão do Santinho. Lá, encontrei uma galera super animada, com diferentes níveis de conhecimento sobre churrasco.

Levei algumas dicas úteis para qualquer pessoa que ama churrasco. Para mim, foi uma oportunidade incrível para compartilhar minha paixão pelo churrasco com outros apaixonados por essa arte.

Aproveito para registrar no blog algumas das dicas repassadas durante o workshop para que você também aproveite nos seus churrascos. Leia até o final.

E se não tenho experiência?

Os mais inexperientes não precisam ficar intimidados diante da churrasqueira.

No entanto, recomendo que não comece fazendo mais de um tipo de carne. Concentre seus esforços e toda sua atenção no preparo de uma única carne.

Assim, você aprende mais rápido e também reduz as chances de errar. Alguns tipos de churrasco mais fácil de preparar são a alcatra, a maminha, o filé mignon e o contra filé.

Respeite cada etapa

Na hora de fazer churrasco, não tenha pressa. Existe o tempo certo de esquentar a churrasqueira, temperar a carne, assar e servir. Ser apressado ou deixar esse tempo passar muito pode colocar a perder a qualidade do seu churrasco.

Conheça seu público

Saber quantas pessoas virão ao churrasco e qual o perfil dessas pessoas vai determinar o que fazer e quanto fazer.

Vamos combinar… Um churrasco para um grupo de famílias, com casais e crianças, é diferente de uma confraternização somente para homens. Concorda?

Saber a quantidade de pessoas é essencial para definir as suas compras. Quanto menos pessoas, menor quantidade e menor variedade de opções.

Para te ajudar, criei a Calculadora do Churrasco aqui no site.

Saiba surpreender

Se você já domina em algum nível a arte do churrasco, pense em ir além da carne!

Não é preciso gastar muito ou ter requintadas habilidades culinárias para isso. Basta adicionar um pão de alho ou outro acompanhamento. Também vale caprichar numa entrada com linguicinha ou asinha de frango.

Para fechar o churrasco com chave de ouro, que tal um abacaxi assado na canela?

Agradecimento

Estar no Costão do Santinho foi um prazer! Quero agradecer a organização do local pelo convite que proporcionou essa maravilhosa troca de experiências.

Para saber mais, confira a matéria que saiu no blog do Costão do Santinho.

Também convido você a conhecer meu curso online Churrasco na Prática. Em módulos que ficam disponíveis para acessar a qualquer momento, você encontra toda a minha metodologia temperada por truques exclusivos para tornar-se o churrasqueiro da galera.

Eu espero que os participantes tenham gostado tanto de falar sobre esse importante símbolo da cultura gaúcha quanto eu gostei.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu