Escolher a melhor churrasqueira é um desafio para quem deseja dar os primeiros passos como o churrasqueiro da turma. Basta uma rápida ida a uma loja de utilidades domésticas para se deparar com tantas opções. Como não ficar em dúvida?

Para saber qual a melhor churrasqueira, acompanhe este artigo até o final.

Fatores que você deve considerar

Antes de comprar sua churrasqueira, você precisa saber o espaço disponível na sua casa. Isso, é com você. Depois, é preciso uma boa pesquisa sobre os tipos de churrasqueira disponíveis.

Leia também: Como ser um churrasqueiro profissional

Churrasqueira portátil

Ideal para quem não tem muito espaço e não tem como construir um modelo de alvenaria, como em sacadas de apartamentos. Também pode ser transportada para qualquer lugar, se for o seu caso.

A principal desvantagem é a ausência do sistema de exaustão, o que faz a fumaça se espalhar fácil. Se você vai usar em um local fechado, dê preferência para as opções de queima a gás ou por energia elétrica.

Pré-moldada

Essa é a queridinha dos apaixonados por churrasco. Construídas a base de concreto, seu material térmico é capaz de absorver completamente o calor e geralmente são fixadas na parte externa da casa.

É uma boa opção para quem não quer estresse com obras e pode ser encontrada em diferentes tamanhos. Ah, também deixa a carne com aquele acabamento defumado devido ao calor do carvão.

Mas, atenção: esse é um dos modelos que mais dá trabalho para limpar. E o sistema de vazão deve ser eficiente para que a fumaça não invada a casa.

De parede

Um dos modelos mais práticos, pois pode ser montada de um jeito fácil. A chaminé elimina a fumaça de forma rápida, possui sistema de retenção de calor bem parecido com os fornos de pizza tradicionais e pode ser trocada de lugar.

Se você não tem muito espaço, essa pode ser uma boa alternativa, já que o carvão fica muito perto da grelha a fim de liberar mais espaço na parte de baixo do que na parte da alvenaria.

Churrasqueira elétrica

Uma opção com diversos tamanhos e modelos disponíveis em qualquer loja. O tipo embutido é interessante para quem precisa de um local fixo, enquanto as móveis são ideais para aqueles que contam com pouco espaço.

A instalação e o uso são facilitados, mas é importante colocar na ponta do lápis os custos para seu funcionamento.

Eu espero que este artigo ajude você a escolher a melhor churrasqueira para o seu churrasco.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu