Na hora de comprar carne bovina, você sabe exatamente o que observar?

Um verdadeiro mestre churrasqueiro sabe que o sucesso da churrasco começa no açougue.

Afinal, para aplicar todos os truques e ter êxito ao preparar as receitas, as carnes precisam ter excelente qualidade. Se você ainda fica com muitas dúvidas quando vai comprar suas carnes, continue até o final deste artigo.

Vou compartilhar com você 7 dicas para comprar carne bovina de boa qualidade.

1. Saiba o melhor dia para comprar

Devido às promoções de supermercados, somos tentados a comprar carnes nos dias em que está mais barato. É claro que economizar é bom. Mas, nem sempre significa que o dia de promoção é o dia de carne fresca.

Já falei neste artigo sobre os cortes mais baratos de carne bovina. Também incentivo que os churrasqueiros mantenham bom relacionamento com os açougueiros justo por esse motivo: para garantir os cortes de mais qualidade e a carne mais fresca.

Informe-se sobre os dias que o supermercado recebe as carnes e se organize para fazer as compras nesse dia. Dica: se a compra for no açougue do supermercado, deixe as carnes por último para que fiquem o mínimo possível sem refrigeração.

2. Saiba onde comprar

Para garantir a carne da melhor qualidade, vá além dos quesitos preço e localização do açougue ou supermercado. Observe os seguintes pontos:

  • Se as bancadas são em inox;
  • A ausência de insetos;
  • O uso de uniformes dos funcionários, sempre compostos por jaleco ou camiseta, calça, avental, cabelos cobertos e tudo em cor branca;
  • Não é permitido uso de acessórios como brincos e pulseiras;
  • Barba, bigode, unhas compridas ou com esmaltes também não são permitidos;
  • O local deve ser 100% coberto por telas;
  • As carnes devem ser expostas em balcão frigorífico sob temperatura de 7ºC.

3. Quanto mais corada, mais fresca

Ao escolher a sua carne, dê preferência para aquelas de coloração avermelhada.

São diversos os fatores que influenciam na cor: desde o estresse que o animal sofre antes do abate até o estado de conservação. Em geral, quanto mais vermelha, melhor ela foi conservada e mais fresca está.

Tudo isso devido à mioglobina, proteína responsável por transportar o oxigênio pelo sangue. Quanto mais marrom a carne estiver, é sinal de que a mioglobina já oxidou, ou seja, essa carne já passou do seu ponto.

Leia também: Checklist do churrasco de sucesso

4. Atenção aos rótulos

Vai comprar carne embalada? Tudo bem, desde que você verifique algumas informações como a data de produção, validade e nome do corte. A carne da bandeja não deve ter mais que 2 dias da produção, o que corresponde ao dia em que foi cortada e processada.

Evite comprar carne moída embalada. Mesmo com a data de embalagem no mesmo dia, esse tipo de carne fica mais vulnerável às contaminações. Também deixe de lado as carnes em pedaços. A chance de ter diversos tipos de corte ali é bastante alta.

Sempre que possível, dê preferência às carnes embaladas à vácuo. Nesses casos, o contato humano com a carne é muito menor, reduzindo a níveis insignificantes o risco de contaminação.

5. O que não pode ter na carne bovina

Independente do corte que você pedir no balcão do açougue, saiba que essa carne não pode ter coágulos, pontas de nervos, pedaços de cartilagens e ossos, tinta de carimbo, pelos, entre outros corpos estranhos e tipos de contaminação.

Com essas dicas, você garante a segurança alimentar e o sucesso do churrasco.

Para aprender mais truques de mestre churrasqueiro, convido você a conhecer meu Curso Churrasco na Prática. Mais que dicas, ensino tudo que um iniciante precisa aprender para dominar as grelhas e surpreender os convidados.

Espero que este artigo ajude você a comprar carne bovina com mais tranquilidade e segurança.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu