A ponta de peito bovino — também conhecida como granito — é considerada uma das carnes mais saborosas para o churrasco. Mas acertar o ponto na churrasqueira não é tarefa fácil e, qualquer erro, pode representar uma carne dura e difícil de comer. Por isso, a dica é usar o papel celofane no processo.

Esse corte está localizado bem no peito do animal e, além dos nomes já citados, é conhecida também como maçã do peito ou costela gaúcha, dependendo da região do país. É uma carne bastante firme, mas se preparada da forma correta apresenta um sabor e maciez únicas.

Ficou interessado em fazer uma ponta de peito no papel celofane perfeita? Então confira agora mesmo este artigo que preparamos para você surpreender no churrasco.

Escolha a carne ideal

O primeiro passo é escolher o tamanho ideal da peça de carne que você irá preparar. Considere para quantas pessoas será servido o churrasco e, se necessário, prepare mais de uma peça.

É fundamental que cada corte não tenha mais de três quilos, para que o resultado final seja realmente espetacular. Lembre-se que o ideal é calcular cerca de 400 gramas de carne por pessoa, mas tal quantidade pode variar de acordo com o que será servido junto. Em caso de dúvidas, use nossa calculadora para churrasco e não erre nas medidas.

Prefira ainda uma carne com excelente procedência, comprada num açougue de qualidade e que faça o corte exatamente como você deseja. Esta é uma etapa fundamental para um resultado perfeito.

Prepare a carne

Com o corte definido, é hora de espetar a carne. Use um espeto estilo espada, com ponta bem afiada, e transpasse a carne no sentido do comprimento. Procure trançá-la ao menos em um ponto para a carne ficar totalmente presa no espeto.

Como tempero use apenas sal grosso nos dois lados, como se fosse assá-la diretamente na brasa. Pode usar uma boa camada, para que o tempero penetre em toda a carne.

Em seguida, embale a peça em folhas de papel celofane. Pode usar entre 7 e 10 folhas, para garantir que todo o calor fique concentrado dentro desta embalagem e que nenhum suco da carne escape.

Nas pontas do espeto, amarre bem também com folhas de papel celofane. Desta forma, todo o calor fica concentrado dentro desta embalagem que vai lembrar uma grande bala — num processo de cozimento semelhante a uma panela de pressão.

Coloque a ponta de peito na churrasqueira

Agora, é hora de assar a carne. Para isso, coloque o espeto na parte mais alta do churrasqueiro, para que o cozimento ocorra lentamente, garantindo a máxima maciez do churrasco.

Isso é necessário também para que não vá calor em excesso no papel celofane, que pode queimar e abrir buracos, por onde o suco da carne e o próprio calor pode escapar, deixando o churrasco seco e rígido.

Sua ponta de peito no papel celofane deverá ficar cerca de duas horas assando, num processo de cozimento e que garantirá o máximo de sabor e maciez à carne ao final.

Hora de desembalar e comer!

Após duas horas, retire a carne do churrasqueiro e a desembale do papel celofane. Faça isto com cuidado, já que a carne estará bastante quente. Você já ficará surpreso com a bela aparência de seu churrasco.

Mas ele ainda não está pronto!

Leve novamente ao fogo desembalado e próximo à brasa, para que ele adquira uma cor dourada do churrasco e conte com aquele sabor marcante da fumaça — fruto da gordura que pinga sobre a brasa. Este processo é rápido, não maior que cinco minutos, para evitar que a carne fique seca.

Agora, é hora de servir! Você perceberá que sua carne ficou extremamente macia, ao ponto de se desfiar com extrema facilidade, e com um sabor inesquecível!

Se gostou de nosso artigo para preparar uma ponta de peito no papel celofane que surpreenderá seus convidados para o churrasco, siga acompanhando nossos artigos no meu blog. Aqui temos sempre ótimas dicas para você ser um churrasqueiro de excelência.

Para saber mais, acesse o vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu