Você sabe por que não devemos lavar a carne? Desde que iniciei o projeto do Embaixador do Churrasco, recebo essa pergunta de muitas pessoas, de todas as idades, com ou sem experiência em cozinha.

Ou, em alguns casos, a pergunta nem chega a ser feita. O hábito já está enraizado no cotidiano da cozinha brasileira, porém, não é recomendado e vou explicar o porquê.

Leia também: Como fazer a costela de cordeiro do Embaixador do Churrasco

Lavar a carne não limpa nada

É isso mesmo. A água sozinha não tem o poder de retirar possíveis bactérias existentes na carne. Pelo contrário. As bactérias gostam de umidade para se proliferar e se espalhar por todo o tecido da carne. Ou seja, o contato com a água mais contamina que limpa a carne.

Então, como garantir uma carne esterilizada sem lavar? Antes de tudo, você precisa conhecer a procedência dos produtos. Tenha um açougue de sua confiança e o risco de bactérias será mínimo.

Normalmente, quando a carne é vendida por estabelecimentos que tem as inspeções em dia, as poucas bactérias que acompanham o produto são retiradas pelo calor do próprio processo de cozimento.

Mais motivos para não lavar a carne

Além de não fazer sentido, lavar a carne pode alterar a consistência e a suculência da carne e oferecer riscos para a sua cozinha. Eu explico.

A água corrente retira a maciez da carne e também a sua suculência natural. Muitos dos nutrientes do alimento acabam sendo alterados pela passagem da água, além da questão bacteriana que se prolifera mais rápido.

Esse é o maior risco para a sua cozinha. Além das bactérias se multiplicarem na carne, elas são levadas para os locais que têm contato com os respingos dessa carne. Ao lavar a carne, você contamina o balcão, a pia e outros utensílios da sua cozinha.

Provavelmente, ao cozinhar ou assar a carne, as bactérias ali presentes serão mortas. Porém, aquelas que ficarem no ambiente vai continuar contaminando as superfícies.

Então, se você tem o hábito de lavar a carne, repense! Deixe esse costume reservado para as frutas, verduras e para os legumes. Estes sim precisam ser higienizados.

Agora que você sabe que lavar a carne não é uma boa ideia, que tal fazer um churrasco ainda melhor? No meu curso Churrasco Na Prática, eu ensino você, independente do seu nível de experiência, a ser um mestre churrasqueiro. Receitas, técnicas, truques e tudo mais que você precisa para ser o churrasqueiro da turma e até mesmo realizar eventos você encontra aqui.

Espero ter explicado por que não devemos lavar a carne.

Até a próxima!

Mauro Camargo

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu