Se você nunca ouviu falar sobre como preparar a entranha, ou já tentou e não deu certo… continue até o final deste artigo.

Essa parte não deve ser confundida com vísceras. Apesar disso, costuma ser utilizada nos açougues para outras finalidades que não sejam preparar um churrasco.

É por isso que, na hora de comprar, você deve pedir por esse nome mesmo. Assim que o corte é conhecido em todo o Brasil. E como o açougueiro geralmente não vende essa peça… costuma separar para seu próprio consumo.

Aí, o que conta é ter um bom relacionamento com o seu fornecedor para que ele fique sempre atento para te oferecer a melhor carne possível.

Saber como preparar a entranha e agradar o seu público é um segredo de mestre churrasqueiro que você só encontra no blog do Embaixador do Churrasco.

Antes de assar

A entranha é uma carne que surpreende pela maciez. Tanto que você pode retirar a pele usando as próprias mãos. Você pode até notar uma semelhança com a fraldinha, mas não é: trata-se do diafragma. Um músculo responsável por sustentar os movimentos do pulmão.

Prepare a brasa em fogo médio. Você pode colocar no primeiro andar da sua churrasqueira, ou assar direto na grelha. É importante não salgar a carne antes de colocar no fogo.

Assando a carne

Primeiro, você vai selar a carne. Coloque no fogo o suficiente para deixar cada lado corado, mas não assado por dentro. Depois de passar os dois lados, salgue com o sal entrefino.

É importante não usar sal grosso, pois como já está selada dificilmente vai conseguir penetrar nos poros da carne.

Assim, o entrefino é a melhor escolha para uma carne de estrutura mais estreita.

Já que a carne é fina, o seu tempo de preparo também é mais ágil. Em até 8 minutos, o churrasco está pronto para ser servido em um ponto mal passado.

Se você prefere uma carne ao ponto, deixe assar por 12 minutos – sempre respeitando metade do tempo para cada lado.

Eu espero que com essas dicas você entenda como preparar a entranha. Para saber mais sobre este e outros cortes – além de muito mais truques de mestre churrasqueiro – convido você a conhecer meu curso online Churrasco Na Prática.

Assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.

Até a próxima!


Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu