O granito na brasa é o símbolo do churrasco gaúcho. Veja este artigo até o final para ficar por dentro dos segredos do Embaixador do Churrasco quando se trata deste corte.

Você sabia que é neste corte que está localizada a gordura mais nobre do gado? O granito está localizado na ponta do peito, e também é chamado de maçã do peito ou de costela gaúcha pelos paulistas.

Você pode preparar no celofane, sem problema nenhum. Mas, para obter o verdadeiro sabor do churrasco gaúcho, o preparo recomendado é no primeiro andar da churrasqueira em calor intenso.

Essa é a receita que vou ensinar hoje, o famoso granito na brasa. Preparo original dos gaúchos.

O segredo do granito na brasa

Engana-se quem pensa que por ser uma peça mais dura e grossa a parte do granito deve ser colocada no topo da churrasqueira. A tradição do granito na brasa está ligada ao modo de servir.

Sendo assim, o segredo do granito na brasa está no corte. Quando a carne fica exposta ao calor intenso, ao chegar no seu ponto, deve ser cortada no sentido horizontal, como um sashimi.

Esta é a maneira correta de aproveitar todo o sabor da carne e da gordura desse corte.

Preparando o granito na brasa

Escolha um espeto médio para espetar o seu granito. Garanta que a carne fique bem firme espetada, portanto, passe o espeto bem no centro da carne. Evite que a peça fique “dançando”.

Após o espeto, tempere a carne somente com o sal grosso. Eu não recomendo temperos como cebola, alho e outros tipos na carne bovina porque o objetivo é sentir o sabor intenso da gordura, ainda mais quando falamos do granito que tem alta qualidade.

Não precisa esfregar o sal na carne, mas pode colocar o sal à vontade. Em seguida, leve direto ao fogo, no primeiro andar da churrasqueira, no calor intenso.

O churrasqueiro precisa ficar ligado, sempre virando o granito. Ao notar a casquinha dourada se formando em volta da carne, retire do fogo e sirva seu convidado com essa parte mais crocante.

A maneira de servir é o grande diferencial deste corte. Por se tratar de uma peça firme, deve ser cortada em tiras bem finas, a fim de aproveitar ao máximo a suculência dessa carne. Vai bem até como aperitivo.

Espero que este artigo ajude você a arrasar no seu churrasco. Para entender direitinho sobre o preparo, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal no YouTube.

Mauro Camargo

Mauro Camargo, conhecido como Embaixador do Churrasco, é consultor internacional para implantação de churrascarias ao redor do mundo.Há 25 anos fundou a Companhia do Churrasco em Porto Alegre e há 15 anos ministra cursos, treinamentos e workshops sobre churrasco. Além disso, Mauro Camargo ministra o curso on-line Churrasco na Prática.
Fechar Menu