O pernil de cordeiro com arroz de pinhão é um prato incrível que vai conquistar o paladar dos seus convidados.
A receita tem um viés bastante campeiro, visto que o pinhão é ingrediente com origem em áreas serranas e sua colheita ocorre apenas a partir do mês de abril. Por esse motivo, o consumo se dá muito mais durante o inverno. O pinhão também tem uma característica de alimento mais “pesado”, típico da estação mais fria.
O sabor requintado da carne de cordeiro combinado ao pinhão faz desta receita uma experiência incrível para aquecer o corpo e a alma durante os meses mais frios do ano.
Veja também: Receita de Cupim Brasado
Carneiro ou cordeiro? Saiba diferenciar
Quando ouvimos sobre carne de carneiro, cordeiro e ovelha, pensamos que é a mesma coisa. Porém, ovelha é a fêmea, carneiro é o macho e cordeiro é o filhote com até um ano de idade. E por que um mestre churrasqueiro precisa saber disso? Porque as carnes são diferentes.
Os animais mais novos, no caso os cordeiros, proporcionam uma carne mais macia e saborosa quando comparamos com carneiro e ovelha. Por isso, a carne de cordeiro é considerada uma carne nobre.
A qualidade da carne é influenciada por fatores como idade, peso, raça, sexo, manejo e nutrição animal.
O sabor marcante do cordeiro se dá devido à sua carne ser menos fibrosa e mais tenra. Em geral, essa carne também tem uma característica mais leve. Entre as partes mais deliciosas está o pernil, que aparece em diversos pratos e é também o mais popular entre quem aprecia o cordeiro.
O pernil é retirado da parte traseira do cordeiro e rende até 4kg por animal. Vamos à receita?
Pernil de cordeiro com arroz de pinhão
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
– 1 pernil de cordeiro
– 1 cabeça de alho
– azeite de oliva
– suco de limão
– sal e pimenta-do-reino
Arroz de pinhão
– 1 colher de sopa de óleo
– 2 xícaras de pinhões cozidos e descascados
– 1 cebola
– 3 dentes de alho
– 2 xícaras de arroz parboilizado
– 1/2 xícara de vinho branco
– 3 xícaras de água fervente
– tempero verde
– sal e pimenta-do-reino
Modo de preparar:
Tempere o pernil com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno para assar. Para o arroz, em uma panela, aqueça o óleo e junte os pinhões cozidos e cortados em pedaços. Deixe que fiquem levemente dourados. Acrescente a cebola e o alho picados. Deixe refogar por alguns minutos e junte o arroz. Mexa por alguns segundos, com o fogo baixo. Adicione o vinho e deixe reduzir um pouco. Junte a água fervente. Tampe parcialmente a panela e deixe que cozinhe até que o arroz fique al dente. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Na hora de servir, disponha em uma travessa grande o pernil assado. Aqueça o azeite de oliva e junte o alho cortado em lâminas. Deixe que fritem até que tomem uma cor dourada. Tempere com um pouquinho de sal e derrame sobre o pernil. Ao lado, disponha o arroz de pinhão e polvilhe com o tempero verde.
Gostou da receita? Compartilhe com seus amigos.
Até a próxima!