Fazer um churrasco barato com carne bovina é possível e delicioso. Se o churrasqueiro acredita que para fazer sucesso no churrasco é preciso gastar muito, ele não é dos meus.
Economizar no churrasco deixando de lado a carne de gado é fácil. Sempre vai existir a opção da linguiça, da carne suína, carne de frango, ou mesmo caprichar nos acompanhamentos…
Disso a maioria sabe. Mas, poucos sabem que é possível fazer um churrasco barato com carne bovina. Se você também não sabe ainda, fique até o final deste artigo e descubra.
Paleta desossada
Corte saboroso e pouco requisitado. É a parte da dianteira do animal. Eu recomendo que você procure pelo seu açougue de confiança, onde vendem carnes de primeira qualidade.
Sempre que você pedir a paleta desossada, vai encontrar por um preço bem em conta. Inclusive, é chamada de steak shoulder, como se fosse o “bife do ombro”.
Leia também: Dicas para preparar e servir o churrasco aos seus convidados
Bife de vazio
Também conhecido como “aba da costela” ou “pacú”. É uma carne macia e saborosa que fica abaixo das costelas do boi. Quando for escolher, dê preferência a um pedaço grande e com gorduras, a fim de manter a suculência da carne.
Costela da ponta
Como a costela mais procurada é da parte central do animal, a parte da ponta costuma ser uma “sobra” para a indústria da carne e, portanto, é vendida por um custo menor.
Se for de uma carne de qualidade, preferencialmente uma raça nobre, é melhor ainda.
Aliás, essa é a dica para comprar qualquer tipo de carne de alguma parte não tão valorizada: quando o objetivo é gastar menos sem perder a qualidade, procure por essas partes em raças nobres.
Eu espero que meu artigo ajude você a fazer um churrasco barato com carne bovina sem deixar de lado o padrão de sabor e suculência da carne. Afinal, pra quem não abre mão de ficar ao lado da grelha, é necessário usar alguns truques e economizar.
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e aproveite para se inscrever em meu canal do YouTube.