A picanha em cubos é um preparo pouco popular nas festas e confraternizações em geral. No entanto, é uma forma saborosa e prática de apresentar um dos cortes mais pedidos em qualquer celebração.
Já ensinei aqui no blog como você pode fazer a picanha em medalhão, aquela das fotografias de churrasco. Hoje, vou ensinar a picanha em cubos conforme aprendi com um amigo de Caxias do Sul – RS.
Leia também: Receita de sobrepaleta de suíno com parmesão
Por que apostar na picanha em cubos?
Esse amigo desenvolveu a técnica da picanha em cubos para servir de forma mais eficiente as pessoas que iam para as praias aos finais de semana, sem prejudicar o sabor.
Na situação de servir quem tinha acabado de voltar da praia, a necessidade de agilidade no serviço era maior. O corte em medalhões é lindo e fica delicioso, porém, no contexto em que ele servia não funcionava.
Por isso, ele criou essa maneira de preparo em que é possível servir o convidado com muita praticidade, sem o tempo de cortar e colocar no prato.
Esse é o churrasco do brasileiro que está com pressa de comer!
Eu recomendo para quem quer servir de maneira rápida, sem estresse, ou mesmo quando o churrasqueiro quer preparar a picanha tomando aquela cerveja gelada.
Como fazer?
Pegue a peça de picanha e corte em tiras. Depois, faça cubos dessas tiras, a fim de que fiquem de maneira mais uniforme possível. O tamanho dos cubos é importante, afinal, embora não exista maneira de deixá-los exatamente do mesmo tamanho, eles vão assar todos ao mesmo tempo.
Após cortar a picanha em cubos, é hora de espetar essa carne. Comece espetando os pedaços que ficaram menores. Isso porque o fundo da churrasqueira concentra mais calor. Assim, os pedaços que demoram mais tempo para assar vão receber maior onda de calor.
Também recomendo que espete os cubos com a parte da gordura para o mesmo sentido, de preferência virada para cima. Portanto, os pedaços mais finos ficarão para o final do espeto e os maiores bem na ponta.
Após espetar, passe no sal grosso e mande direto para o primeiro andar da churrasqueira. Mantenha no fogo durante 10 minutos, sempre virando para que asse de forma parelha.
Sim, é uma carne rápida! Além da passagem no fogo em um tempo breve pelo seu formato em pedaços, lembre-se que o ponto ideal da picanha é o mal passado.
Depois de pronta, vem a parte mais interessante: servir! Basta tirar do espeto direto ao prato do seu convidado cada pedaço de picanha. Praticidade é a palavra-chave dessa receita!