À caça de novos sabores

À caça de novos sabores

Uma infinidade de carnes de caça são consumidas em restaurantes pelo mundo. Porém no Brasil as mais conhecidas são as de coelho, javali e avestruz. Outras opções como jacaré, capivara e pombo são mais difíceis de serem encontradas por aqui.
A carne desses animais tem, geralmente, sabor forte e bem diferente das carnes que estamos acostumados, como boi, frango, porco e peixe. Para atenuar o gosto das carnes exóticas, os temperos também devem ser marcantes. Os chefs usam muito alecrim e zimbro.
As carnes de caça são encontradas, na maioria das vezes, em açougues especializados. Porém, pelo número reduzido de criadores e de consumidores, é comum que elas não estejam expostas nem nas lojas especializadas. Muitas vezes, é necessário encomendá-las com vários dias de antecedência.
Por serem de difícil preparo, quem gosta de experimentar carnes diferentes costuma procurar restaurantes que as sirvam. Alguns pratos que levam carnes exóticas podem levar várias horas para serem preparados.
Para os gaúchos amantes do churrasco, algumas carnes são bastante procuradas para o preparo na churrasqueira. Entre elas javali, veado, coelho bravo, perdiz, faisão, pombo e pato bravo, lebre e galinhola.
Confira, abaixo, algumas singularidades das carnes de caça
Avestruz -
Sabor: Parece uma picanha, mas menos gordurosa. Textura: Lembra o filé mignon. Dica: Para marinar a carne de avestruz, em vez de usar vinho tinto, o melhor é utilizar vinho do Porto. A bebida tem sabor adocicado, que combina com o gosto forte da carne de avestruz. Para cada quilo de carne, sugerem-se 100 mililitros de vinho do Porto.
Capivara -
Sabor: Remete, de longe, à carne de porco. Textura: Muito firme. Dica: Molhos feitos à base de açúcar caramelado, tomilho e frutas cítricas realçam o gosto da carne. Antes de servi-la, acrescente lascas de casca de laranja ao molho.
Coelho -
Sabor: Suave, semelhante à carne de frango. Textura: Parecida com peito de frango. Dica: Para acentuar o sabor e o perfume da carne, acrescente cascas de frutas cítricas, como limão siciliano, ou ervas fortes, como alecrim – tanto na hora de marinar quanto na de levar a carne ao fogo.
Jacaré -
Sabor: Entre o peixe e o frango. Textura: Muito firme. Dica: O jacaré tem a carne dura. Por isso, é preciso mariná-lo em bebidas alcoólicas. Para dar um sabor mais exótico ao prato, uma boa sugestão é usar cachaça ou grappa.
Javali -
Sabor: Lembra o porco, só que muito mais acentuado. Textura: Musculosa, firme. Dica: O presunto cru de javali é uma opção menos óbvia ao presunto de Parma.


Fonte: hagah



http://bares-e-restaurantes.hagah.com.br/especial/rs/gastronomia-rs/19,980,2979794,A-caca-de-novos-sabores.html

Categoria: Dicas

Líder no segmento de
churrasqueiras rotativas,
grelhas e acessórios para churrasco.

Confira